Penteados festas

Você já deve ter passado por essa situação: em dias de grandes eventos que exigem visual caprichado, você opta por ir ao salão fazer um penteado e a primeira coisa que acontece é ter os fios escovados, obrigando-a a dar adeus aos cachos em nome de um padrão estético que não condiz com sua identidade. Pois, da próxima vez, insista com seu cabeleireiro: é possível, sim, criar um lindo penteado preso de festa sem ter que recorrer à escova.

Aprenda a fazer um penteado preso sozinha

Como a situação descrita acima é mais comum do que gostaríamos, talvez o melhor caminho para não se estressar seja aprender a fazer alguns penteados básicos, porém chiques e elegantes, para ter mais autonomia para usar o que lhe agrada.

Uma sugestão é tirar proveito do volume dos cabelos crespos ou cacheados e criar um penteado preso que valorize os cachos e seja complementado com um acessório na lateral, como flores de tecido. Para reproduzir esse efeito, os fios precisam estar recém-lavados com pouco condicionador ou creme de pentear, uma vez que produtos muito hidratantes diminuem a durabilidade dos penteados.

Aplique um gel líquido para definir os cachos e seque com o difusor, que ajuda a dar volume para os cabelos. Depois, dê mais estrutura aos fios aplicando um jato do spray de fixação média na raiz do cabelo. Comece, então, a montar o penteado elevando as laterais em direção ao centro da cabeça com a ajuda de um pente garfo e usando grampos para dar sustentação e fazer com que o penteado dure mais. Escolha grampos sempre na cor mais próxima do seu cabelo para que eles fiquem imperceptíveis. Finalize com as flores ou outro acessório de sua preferência e passe um pouco do spray de fixação forte para dar acabamento e garantir que o preso não desabe durante a festa.

Este tipo de penteado funciona bem para quem tem cabelos com comprimento médio cortados de forma arredondada e com poucas camadas.

Produtos para ter sempre à mão

Para fazer um penteado preso, você precisa ter alguns produtos que vão ajudar a dar acabamento profissional ao visual. São eles:

  • Secador com difusor: fundamental para secar e deixar os cachos definidos
  • Spray de fixação média: para aplicar nos fios antes de começar a modelar os cabelos. Ele ajuda a dar estrutura sem deixar os fios duros, pois tem acabamento maleável.
  • Spray de fixação forte: para finalizar todo o processo e garantir a durabilidade dos fios.
  • Gel líquido: para ajudar a formar cachos bem definidos e com longa duração.
  • Pente fino: para ajeitar a raiz e criar desfiados. Sua ponta pode ser usada para separar os cachinhos e dar formato ao penteado.
  • Pente do tipo garfo: para dar volume e armar o cabelo.
  • Pomadas: para a finalização dos cachos. Ajuda a criar um acabamento mais moderno ao visual.
  • Grampos e elásticos de silicone: para prender de maneira discreta e dar sustentação ao penteado.Com os produtos certos, um pouco de paciência e muito treino, é possível ter autonomia e criar seus próprios penteados presos sem ter que alisar seus cachinhos. Aproveite as dicas e tente colocar em prática para, na próxima vez que tiver uma festa ou um casamento, já saber como fazer.

Uma verdadeira maquiagem para os fios, a pomada capilar é um dos produtos que não podem faltar no nécessaire de quem gosta de variar o visual de todo dia, já que ajuda na definição de cachos, além de dar estrutura para os fios serem trançados, eliminar momentaneamente o frizz e garantir maior durabilidade aos penteados de festa.

Porém, seu uso exige alguns cuidados, como usar sempre uma pequena quantidade e investir em produtos livres de óleo para não correr o risco de ficar com os cabelos pesados. E, lembre-se, a pomada capilar é apenas um finalizador e não substitui o uso regular de produtos de tratamento.

Defina cachos usando a pomada capilar

Se os seus cachos ficaram levemente amassados após uma noite de sono, a pomada pode ajudar a recuperar os caracóis rapidamente. Pegue uma quantidade mínima de produto, aqueça esfregando na palma da mão e aplique com a ponta dos dedos em cada cacho, um a um. A consistência da pomada vai fazer com o que os cachinhos voltem à forma rapidamente, além de dar um brilho extra aos cabelos. E não precisa fazer em todas a mechas, escolha apenas as do topo da cabeça e no contorno do rosto. O resultado será bem evidente.

Dome as pontas de cabelos alisados

Para quem está em transição, a pomada pode ser uma grande aliada na hora de dar forma às pontas que ainda estão alisadas. Basta aplicar um pouco do produto, pois, como ela é espessa, vai ajudar a formar o cacho nesta área mais rebelde dos cabelos em transição.

Aliada à fitagem para uma maior definição dos cachos

Quem costuma fazer a fitagem nos cabelos crespos e cacheados pode incrementar a formação dos cachos usando um pouco de pomada antes de aplicar o creme de pentear. Ela vai dar mais corpo aos fios e, assim, estruturar melhor os cachos.

Para eliminar o frizz em tranças

Se você adora usar o cabelo trançado, mas sofre com o frizz que vez ou outra aparece por conta de alguns cabelos mais curtinhos no contorno do rosto, recorra à pomada para conseguir domar esses fios rebeldes. Use uma quantidade pequena, sempre aquecendo na mão antes, e aplique suavemente para baixar e controlar o frizz. A pomada capilar também pode ajudar a dar estrutura às tranças de raiz, para isso, passe um pouquinho do produto em cada mecha antes de começar a trançar.

Para dar acabamento e garantir a durabilidade em penteados de festa

Assim como quem tem cabelo liso, você pode usar a pomada para dar acabamento, estrutura e garantir a durabilidade dos penteados de festa. O produto pode ser usado em coques soltos de raiz soltinha, meio-presos e presos laterais, sempre valorizando os cachos. Depois de modelar os fios, aplique uma pequena quantidade da pomada capilar espalhando com os dedos, para soltar os caracóis e dar brilho. Finalize prendendo da sua forma favorita e aproveite para curtir a festa sem se preocupar com os cabelos.

© copyright Penteados fáceis para fazer